Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quilópodes


O nome da classe vem do grego chilioi, mil; e podos, pés. Esse grupo é representado pela lacraia e pela centopéia. 


São animais de corpo longo, achatado e segmentado, isto é, formado por segmentos, cujo número é variado. Na cabeça, que se destaca do corpo, possuem um par de antenas sensoriais, que servem para perceber o que vem pela frente ou pelos lados, e em cada segmento do corpo, um par de patas articuladas. No primeiro segmento do corpo, após a cabeça, têm um par de ferrões que na verdade são patas modificadas, e servem para injetar o veneno no inimigo, que para o ser humano não é mortal, mas sim muito doloroso. Também possuem dois pares de maxilas, que servem para ajudar na manipulação do alimento, são as forcípulas.


Os quilópodes são terrestres e de hábitos noturnos. Vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. Carnívoros e predadores. Eles possuem veneno, que é inóculo no inimigo ou na presa.


O que diferencia estes animais dos diplópodes são principalmente o número de patas por segmento. Além de um ser carnívoro e o outro herbívoro.


Nos quilópodes sai uma pata de cada lado dos segmentos do corpo, que dependendo da espécie variam de 15 a 173 segmentos. A respiração desses animais é traqueal, ou seja, pelas traquéias. E se alimentam de insetos, minhocas etc. 


Postado por : Beatriz Mororó

Nenhum comentário:

Postar um comentário